segunda-feira, maio 21

Automaquiagem

Olá meninas!

Na semana passada deixei uma dica de make para pele negra, pois eu acho muito importante cuidar da imagem pessoal. E uma das ferramentas mais importantes e acessíveis para isso é a maquiagem.
Por isso que venho falar sobre algumas técnicas para a automaquiagem, pois nem todo mundo tem condições de ter um maquiador a disposição ou de bater ponto todo dia em um salão de beleza.

Cada um tem gosto e estilo diferente por isso não estou aqui para ditar regras e sim dividir com vocês alguns conceitos.

Assimetria da face:

  • Pontos ativos, os mais expressivos que compreendem os olhos, face e a boca;
  • Pontos passivos, são os menos expressivos que compreendem a testa, nariz e queixo;
  • Pontos de luz, são os pontos de realce da face, abaixo da sobrancelha e acima da face, bem perto do canto externo dos olhos. 

É bom lembrar que todo tom escuro diminui e todo tom claro aumenta.Todo tom avermelhado ilumina,todo traço por fora aumenta e todo traço por dentro diminui os pontos faciais.


Cores de maquiagem de acordo com a iluminação - a cor da make irá variar de acordo com a luminosidade do ambiente.
 A make requer cores suaves. Se o dia estiver ensolarado devem ser evitados os tons cintilantes, as sombras peroladas e os recursos corretivos muito grandes. pois quanto maior a iluminação mais expostas estarão as imperfeições. Elas devem ser corrigidas sim, mas com nuita naturalidade, sem traços acentuados.
já a noite, ela pode ser forte, com sombras luminosas, pois a luz artificial permite maior jogo de matizes.

Tons e suas intensidades - Técnicas utilizadas
Cores Claras (branco, pêssego e rosa) - Tem como função ILUMINAR.
Cores Escuras (preto, marrom e grafite) - Tem a função de APROFUNDAR.
Cores mais fortes (verde,azul e lilás) - Tem a função de CRIAR ESTILO.
Cores Quentes ( estão próximos do vermelho, amarelo e laranja) - Tem como função ser ESTIMULANTE e VIBRANTE.
Cores Frias (se aproximam do roxo, azul e verde) - Tem a função REPOUSANTE  e passar TRANQUILIDADE

Maquiando

Antes de aplicar a maquiagem, é importante fazer a preparação da pele seguindo um processo de limpeza, tonificação e a hidratação. Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes apropriados para sua pele, e depois usar um tônico/adstringente para retirar os resíduos.

BASE FACIAL
Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base um pouco mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e iluminar o rosto.


CORRETIVO
Use um  mais claro que o tom da base escolhida para suavizar as olheiras.


PÓ FACIAL- COMPACTO ou TRANSLÚCIDO
A função dele é uniformizar a pele e ajudar na fixação da make.Cuidado para não exagerar na quantidade, e para uma boa distribuição utilize um pincel grosso ou a esponjinha.


SOMBRAS
A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próximo à raiz das sobrancelhas.
Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos.


LÁPIS
Devem ser passados com cuidado na área interna dos olhos, e abaixo dos cílios se desejar os mesmos bem marcados.
Ultimamente tem sido usado bastante os lápis em tons coloridos, pois deixam o olhar mais vivo.


DELINEADOR
Este deve ser aplicado em uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos. 
*Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador*
Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão.
Para aplicar mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço fino do centro da pálpebra para o canto interno.


RÍMEL
Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar, seque os os mesmos com secador. Mantendo os olhos fechados para não irritá-los.
Dica: Se o rímel estiver ressecado aplique algumas gotas de soro.


BLUSH
Aplica-se com pincel uma pequena camada nas maças do rosto, com leves pinceladas. Ele deve ser usada em quantidades moderadas para não dar aspecto artificial. Os excessos devem ser removidos com uma esponja contendo pó compacto.


BATOM
Para fixar o mesmo. Aplique uma camada, retire o excesso com um papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.
Para aumentar os lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escura que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos.
Para diminuir os lábios, desenhe o contorno na parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar, Evite brilho e gloss; e use batons escuros e opacos.


LIMPEZA DA PELE
Existe vários produtos para retirar a maquiagem hoje em dia, mas eu geralmente utiliza o shampoo Jhonsons baby, por ser hipoalérgico não irrita e não arde os olhos proporcionando uma limpeza excelente. Depois que descobri isso, não utilizo outra coisa.rs

Espero ter ajudado. Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário